Fazenda Mato Dentro – Destaque Revista Gir Leiteiro Edição 20

Projeto Da Derrubada resgata genética Maravilha e Santa Cruz

Oásis Hábil0001

As lembranças da infância no campo levaram o criador Manoel Salgado Rodrigues dos Reis a adquirir, em parceria com seu irmão José João, uma fazenda em Magé/RJ, em 1967, nas imediações da rodovia Rio-Teresópolis. Ali começara o trabalho de seleção, com a proposta de criar um gado especializado para a produção de leite a pasto nos trópicos. Para isso, ele visitou diversos rebanhos e conheceu a raça Gir e suas qualidades, para compor o cruzamento pretendido entre taurinos e zebuínos.

         Inicialmente, adquiriram cerca de 40 animais em um rebanho de Paraisópolis/MG. O bom desempenho dos bovinos chamou a atenção de diversos pecuaristas, que começaram a se interessar pelos bezerros Gir. Naquele momento, Manoel percebeu que, além das vacas PO serem boas produtoras de leite, a venda de “genética” poderia ser um excelente negócio. Este foi o ponto de partida para a história de sucesso de uma seleção conjunta e coesa dos “Irmãos Reis”, com as marcas Maravilha (de propriedade de Manoel) e Santa Cruz (pertencente a José João). O objetivo principal da seleção dos Irmãos Reis sempre foi a produção de leite.

Os frutos de mais de 50 anos de valorização do Gir Leiteiro através da seleção nos rebanhos Maravilha e Santa Cruz podem ser observados na presença desta genética no pedigree de touros provados da atualidade, tais como: CA Sansão, Vaidoso da Silvânia, Jaguar do Gavião, Lácteo da Cal, Guardião do Gavião, entre outros. Além deles, doadoras de destaque podem ser citadas, como a Ca Eureka, Xantina da São José, Dengosa Mutum e Ocnácea da Cal.

Esta excelência e os anos de tradição não passaram despercebidos por muitos produtores e melhoristas da nova geração. Dentre eles está Rafael Bastos Teixeira, proprietário da Fazenda Mato Dentro, que buscará dar continuidade ao trabalho de seleção de Manuel na linhagem Maravilha e Santa Cruz.

A Fazenda Mato Dentro surgiu no ano de 2000 e está localizada na região montanhosa de Viçosa/MG, às margens da BR356. A formação acadêmica de Rafael (pós-doutor em melhoramento genético animal – EMBRAPA Gado de Leite/CNPGL) e seu interesse pelo desenvolvimento da raça guiaram suas escolhas como produtor e melhorista, pautadas nas avaliações genéticas dos programas de melhoramento do Gir. Não foi preciso muito esforço para que ele percebesse o quão importante eram os rebanhos Maravilha e Santa Cruz como fonte de variabilidade genética e de melhoramento na raça.

A busca de Rafael por este material genético se iniciou na sua primeira visita à Fazenda da Derrubada, em 2008: “Fiquei impressionado com a organização das informações zootécnicas dentro de vários arquivos na fazenda, onde todos os animais Maravilha e Santa Cruz possuíam uma ficha individual. Este trabalho cuidadoso com a escrituração é raro, e talvez seja um dos pontos que fizeram a diferença neste belo trabalho de seleção”, diz Rafael. Segundo ele, naquele encontro pode observar a imensidão de prêmios, troféus e homenagens que estavam expostos no escritório da fazenda, e que aquilo o teria incentivado a iniciar a sua caminhada no ramo.

Rafael começou a investir na busca e abertura da linhagem Maravilha e Santa Cruz, já que esta base genética havia ficado muito restrita com a redução dos rebanhos das fazendas Da Derrubada e Criciúma. De comum acordo, Manoel e Rafael agora reúnem esforços no Projeto Da Derrubada, para que as linhagens Maravilha e Santa Cruz sejam retomadas.

O material genético desejado foi inicialmente adquirido através da compra de sêmen dos touros: Santa Cruz Vampiro Jaguar, Santa Cruz Gori Sabiá, Maravilha Az Urutu, Maravilha Namorado Relógio, Maravilha Opala AZ, Santa Cruz Decreto Faizão, Santa Cruz Uaçaí Jaguar, Santa Cruz Exemplo Oásis, Maravilha Expoente Faisão, Santa Cruz Diababir Caxangá, Santa Cruz Tucano Expoente, Santa Cruz Oriente Morcego, Maravilha AZ Urutu, Maravilha Relógio Baile, Santa Cruz Urutu Relógio e Santa Cruz Oásis Hábil. Outra decisão importante foi a recente aquisição do último filho da Adega, o touro Santa Cruz Ilustre Uaçaí, que também irá auxiliar neste processo de resgate da base genética do rebanho.

Em uma segunda etapa, ainda em andamento, Rafael busca por matrizes que representem o trabalho da seleção 2R através de um estudo de avaliação genética, tendo adquirido as doadoras: Jussara, Orgia, Nuvem, Quilha, Odalisca, Moeda, Indiana e Urtiga. Posteriormente serão avaliadas as aptidões de cada fêmea para que se proceda à escolha dos cruzamentos, utilizando-se de touros provados. Os melhores produtos serão selecionados e enviados para participarem do Teste de Progênie. Nestas vacas também são feitos o controle leiteiro oficial, para estimar seus valores genéticos. Todos estes animais permanecerão em um rebanho fechado, cuja genética será exclusivamente Maravilha e Santa Cruz. Utilizando-se das mais novas metodologias de avaliação de rebanho pretende-se incluir neste projeto os índices de seleção, as ferramentas relacionadas à genômica, o uso de marcadores moleculares, dentre outras.

Após a estabilização do rebanho outros acasalamentos dirigidos serão realizados, buscando a heterose entre linhagens, fundamental para um maior ganho genético. Para que esta última etapa seja efetuada, será mantido tanto o rebanho Mato Dentro (base genética da Fazenda Mato Dentro) quanto o rebanho Derrubada (base genética Maravilha e Santa Cruz). Espera-se que este riquíssimo material e a retomada destas linhagens sejam um importante passo para sua preservação e contribuição na variabilidade genética da raça gir leiteiro.

“A possibilidade de continuar o trabalho de seleção da marca Maravilha e Santa Cruz me trouxe uma sensação de alívio, porque muitos acreditaram que seria o fim destes rebanhos. Isto agora está superado, mesmo sabendo que o caminho pela frente é longo. Agradeço ao senhor Manoel pela confiança que depositou em mim e pela disposição de ter me ensinado muito do que aprendeu nestas décadas como selecionador. Este é o nosso marco simbólico de início do Projeto Derrubada, que será um recomeço para ambos os criatórios. Os bons resultados que os animais Maravilha e Santa Cruz obtiveram e obtêm nas avaliações genéticas do gir nos dão a clareza de que o rebanho Da Derrubada terá muito a contribuir para a pecuária leiteira tropical. Como diria o senhor Manoel: Uma boa vaca gir tem que produzir e reproduzir, não adianta mascarar ou artificializar estes resultados. Este é o nosso princípio e é assim que permaneceremos. Que venham mais 50 anos dessa maravilha de seleção!”, garante Rafael.

Origem dos rebanhos Maravilha e Santa Cruz

A participação dos irmãos Reis no cenário nacional não se restringe à implantação do Teste de Progênie (José João foi o primeiro presidente da ABCGIL), mas também está na divulgação e melhoramento da raça. Isto porque ambos contabilizam mais de 17 touros avaliados pelo Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro, com destaque para: Santa Cruz Uaçaí Jaguar, Maravilha Relógio Baile, Santa Cruz Oásis Hábil, Maravilha AZ Urutu, Maravilha Namorado Relógio, Maravilha Opala AZ e Santa Cruz Gori Sabiá. Outros touros de destaque também foram provados pelo programa de avaliação genética da ABCZ/UNESP, como por exemplo: Santa Cruz Impala Faizão, Santa Cruz Paxá Hábil, Santa Cruz Vampiro Jaguar e Maravilha Expoente Faizão.

Os rebanhos dos irmãos Reis também produziram diversas doadoras importantes, como: Manchete, Xalca, Gabarra, Manolita, Prenda, Adega, Zoada, Uruguaiana, Rebeca, dentre outras. As fêmeas que foram avaliadas para reprodução e produção de leite conseguiram obter, por diversas vezes, bons resultados no Livro de Mérito e Escol da raça.

Para formar um plantel desse nível, os irmãos adquiriram animais de criatórios como de Roberto Jacinto, filho do Tenente Continentino Jacintho. Dez novilhas e um touro chamaram a sua atenção e foram adquiridos, mas a negociação não foi fácil, os animais eram caros. Dentre eles estavam o touro Mandarim (filho do reprodutor Baden), algumas filhas de Baden e as novilhas Menina, Manolita e Manchete, netas maternas de Bombaim.

Anos mais tarde, Roberto Jacintho procurou os irmãos para presenteá-los com o próprio Baden, o último animal que restara do rebanho do Tenente Continentino, por admirá-los pelos trabalhos realizados com a raça Gir. Baden era neto materno de Bombaim e provinha do acasalamento do touro Soberano do Badico com a vaca Noronha (Alambique x Gabarra). Soberano foi tido como o “molde” para a criação do padrão racial do Gir devido à sua extrema beleza.

Estes animais, juntamente com os que vieram de Paraisópolis/MG, formaram a base do rebanho Maravilha e Santa Cruz. O rebanho do Tenente Jacintho também foi a base de diversos outros, por ser formado de animais extremamente leiteiros. Nesta propriedade, curiosamente, já havia o que hoje conhecemos por controle leiteiro, que apesar de rudimentar, era raro naquela época.

O investimento seguinte foi a compra de um reprodutor, para ampliar sua base e aumentar os ganhos genéticos no seu trabalho de seleção. Na Fazenda Campo Alegre, de propriedade de João Batista Figueiredo Costa, foram adquiridos bezerros, dentre eles: CA Cachimbo (filhos do touro Naidu), CA Faizão, filho do reprodutor Ali Babá.

Dentro deste contexto, um fato interessante foi a participação de outro selecionador no rebanho Maravilha e Santa Cruz:  José Newton Alves de Castro. Na época, ele era o titular da marca Arlete e selecionava Gado Holândes PO na região de Passaquatro/MG. Nas paredes do escritório da Fazenda Arlete havia dezenas de fotos de animais, relacionando seus cruzamentos e descendências. Com esse mural o criador demonstrava os caminhos corretos para se obter animais de genética superior. José Newton possuía formação em Medicina Veterinária, e grande experiência em fazendas americanas de produção de leite. Sua assistência foi decisiva na formação técnica dos irmãos selecionadores. Ele pregava temas novos para época, tais como: consanguinidade controlada, nutrição balanceada etc. O rebanho Arlete era considerado na década de 50 o melhor rebanho Holandês do Brasil. Em meados de 1964, os irmãos José João e Manoel, procuraram no rebanho de José Newton um tourinho Holândes, pensando na funcionalidade do Gir para produção de um gado mestiço leiteiro, o chamado Girolando.

Atualmente, o gado Maravilha está alocado na Fazenda da Derrubada, em Rio das Flores/RJ, e o Santa Cruz, na Fazenda Criciúma, em Carmo do Rio Claro/MG.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *